Coisas a considerar durante a reabilitação do álcool

A reabilitação alcoólica é o processo pelo qual as pessoas dependentes de álcool podem superar sua necessidade de consumo da droga. Nesse período, essas pessoas passam por desintoxicação alcoólica, terapia e cuidados posteriores. Cada uma dessas etapas lida com uma parte física, psicológica ou social do problema. Em cada uma dessas etapas, há coisas que devem ser mantidas em mente.

A desintoxicação do álcool é a primeira parte Clínica de Reabilitação em João Pessoa do processo. Isso significa que o corpo precisa parar de consumir álcool e se limpar das toxinas que contém. Nesta parte, a pessoa que está desintoxicando experimentará depressão e ansiedade junto com mudanças de humor por causa de sua luta contra o desejo de beber. Eles também terão suores e calafrios, ficarão irritados e podem ter convulsões ou desmaios em casos extremos. Nesse período, também é possível que o indivíduo volte a beber. Esta parte pode levar de alguns dias a duas semanas ou até mais.

Após a conclusão da desintoxicação, o indivíduo precisa de aconselhamento e terapia para ajudá-lo a ficar longe do álcool. Por meio de sessões com um terapeuta, eles aprendem como evitar a recaída e também recebem informações sobre o alcoolismo, bem como o que os leva a beber em primeiro lugar. Pode haver sessões em grupo ou individuais durante este tempo.

As sessões individuais são privadas e visam entender mais sobre os problemas do indivíduo e descobrir o que o levou a se tornar um alcoólatra. Este também é o momento de descobrir soluções e trabalhar em como eles podem lidar melhor com esses problemas em suas vidas. As sessões em grupo são uma oportunidade para compartilhar histórias e obter motivação uns dos outros, bem como dar e receber apoio de outros membros.

No período de pós-tratamento, um indivíduo pode prosseguir com suas rotinas de vida diária. Durante esse período, eles enfrentam muitos desafios, como ver outras pessoas bebendo ou lidar com o estresse de estar longe de casa. Algumas pessoas também experimentam falta de cooperação das pessoas ao seu redor, e essas coisas as fazem recair e voltar a beber álcool.

É importante que a família do alcoólatra dê apoio e amor durante todo o processo, para que sintam um forte apoio e se sintam motivados por isso. Também é importante manter o indivíduo longe do álcool, bem como de pessoas ou situações em que possa ser tentado a beber. É importante reduzir ao máximo o estresse em sua vida e fornecer-lhes distrações que possam ajudá-los a superar a necessidade de beber.

Alguns alcoólatras se beneficiam de hobbies como pescar ou se exercitar, o que pode mantê-los ocupados e impedi-los de pensar em álcool. Outros se beneficiam de ir às reuniões semanais de Alcoólicos Anônimos em sua vizinhança para que possam obter ajuda de outras pessoas e fornecer ajuda a outros alcoólicos também.